Paco Chorobo nasceu em Úbeda, uma pequena cidade na Andaluzia, sul da Espanha. Ele representa o exemplo perfeito da nova geração de jovens luthiers, extremamente bem preparado e em rápido crescimento à medida que mais experiência ganham.

Paco é um engenheiro de Telemática e ele também é um  profissional de flamenco e compositor. Isto proporciona-lhe com uma visão ampla e algumas habilidades que não são comuns em um luthier da velha escola, tornando-o capaz de satisfazer a demanda atual de violões, mais personalizados para o guitarrista em termos de som, tocabilidade e estética.

Ele era apenas uma criança quando ele encontrou um violão no lixo: era um violão mal feito, mas ainda tocável, então ele decidiu consertá-lo e isto foi apenas o começo. Muitos anos depois, ele começou como um violinista clássico, e após a conclusão do ensino fundamental, ele mudou para o flamenco, então ele ainda tem uma forte base musical, além de  tocar ao vivo com outros instrumentos como a guitarra elétrica e baixo.

Antes de começar como um luthier,  Paco estava muito familiarizado com o mundo do violão  e mais importante, o som do violão e tocabiliade  de um instrumento profissional. Colocá-lo em conjunto com uma enorme capacidade de trabalhar com as mãos, especialmente em madeira, uma criatividade ilimitada e ao desejo de se expressar através da arte. Estas são as principais razões pelas quais ele entendeu que lutherie era o que ele nasceu para fazer.

Ele começou a preparar-se para este trabalho muito a sério e antes de tocar em qualquer madeira, ele passou três anos apenas lendo e estudando tudo relacionado ao violão,  história, métodos de construção, arquitetura de som, acabamentos químicos, botânica, física som ... e em Enquanto isso, ele começou seu próprio projeto de violão e, em seguida, transferir os resultados do software de CAD para os modelos de madeira e gabaritos necessários para construir o violão.

Apesar do fato de que ele usa todas as tecnologias que temos disponíveis hoje, ele é muito influenciado pelo método tradicional espanhol de construção. Claro, ele deriva da grande obra mestre feito anteriormente pela tríade Torres-Hauser-Romanillos na linha clássica e Santos Hernandez-Esteso no flamenco. Ele começou a ficar familiarizado com as ferramentas e a madeira em um curso de curta duração feito com Rafael Lopez. Depois disso, ele continuou sozinho, apenas aprender por si mesmo. Em seguida, disposto a ampliar seus conhecimentos e técnicas, ele fez um curso com Robert O'Brien, dos EUA, adaptando muito de seu estilo para o método espanhol ...

Outro marco importante na sua curta carreira, foi o fato de viver em Granada durante cinco anos. Granada, conhecida por ser a cidade mais importante  de violão  do mundo, abriga as oficinas de muitos dos maiores luthiers conhecido mundialmente. Isto deu-lhe a oportunidade de entrar em contato com mestres como Renee Barslaag, Ana Espinosa, Rafael Moreno, Jose Fernandez, Juan Labella ... embora não sendo seus professores formais, ele aprendeu muito com eles, além de fornecer madeiras superiores, ele realmente considera os seus conselhos como um presente.

De qualquer forma, Paco é principalmente um luthier por conta própria, e ele está a desenvolver um estilo único apenas por si mesmo. Considerado como um construtor não preconceito, conhecido por adaptar cada aspecto do violão com as exigências do tocador. Para além das madeiras tradicionais, como Rosewood e Cypress, ele construiu usando Bubinga, Palo Coral, Pau Ferro, Cocobolo, Madagascar ... trabalhando com ferramentas manuais, máquinas construídas por ele mesmo, software CAD, tecnologias de corte a laser, a adição de materiais fora do padrão em um violão clássico como Abalone ou de fibra de carbono, ... fornecendo-lhe com uma tal variedade de opções de construção para chegar perto do limite da imaginação. Além da construção de violáo, ele  também faz o acabamento , tornando-o capaz de oferecer uma ampla gama de opções, incluindo goma-laca tradicional de polimento francesa, laca à base de água, uretano catalisada, e híbrida acaba misturando o melhor de ambas sejam acabamentos aplicados manualmente ou com pistola.

Sua paixão e respeito sobre a construção de violão, sua atitude de mente aberta mais sua vontade de enfrentar qualquer desafio que os projetos do cliente representam e sua perseverança incansável de superar a si mesmo são os fatores-chave de seu sucesso.